hands formed together with red heart paint

Hábitos que alimentam a saúde mental

O quanto os nossos hábitos interferem na nossa saúde mental?

hands formed together with red heart paint
hands formed together with red heart paint

Hábitos Saudáveis

Construindo uma rotina física, mental e social saudáveis.

SAÚDE MENTAL

Martinho M. M. Neto

1/27/20254 min ler

hands formed together with red heart paint

Todos nos partilhamos de algum tipo de hábito na vida, podendo ser ele saudável ou não. No entanto, já se perguntou o que de fato significa um hábito? Pois é, assim como não paramos para pensar, acabamos tendo ele sem nem mesmo ter noção do que seja. Alguns fazem alguma ideia e outro não sabem ou nem pararam para pensar sobre ele. Sabendo disto, se faz necessário falar sobre o que são esses comportamentos e como eles surgem.

Quando precisamos fazer uma atividade nova, é necessário maior esforço e atenção nos primeiros momentos. Um bom exemplo disto, é um motorista, quando está aprendendo a dirigir, ou mesmo uma criança nos seus primeiros passos, necessitando de movimentos coordenados e complexos dos membros, de mesmo modo, maior atividade do cérebro. Logo, com a repetição o cérebro se adaptar e aquela atividade se torna um hábito, não sendo mais necessária toda a atenção e cuidados que necessitou no início. Os hábitos nada mais são do que o comportamento que temos de forma repetida, sem necessitar maior gasto energético e atencional. Ou seja, aquilo que conseguimos fazer "sem pensar". Pare um pouco e se pergunte, quais hábitos você tem no seu dia a dia? Será que eles são saudáveis? e exatamente o que vamos abordar nesse momento.

Segundo o que diz a Organização mundial de saúde (OMS), saúde é um conceito que vai muito além do que a ausência de doença e/ou questões físicas. Ela menciona que a saúde consiste nos aspectos mental e emocional, social e físico. Desde modo será elencado tais aspectos que fazem referência aos hábitos saudáveis:

  1. Atividade física: manter o movimento do corpo é essencial para modular nossa saúde mental, além de causar mais disposição física, ao se exercitar, o corpo produz neurotransmissores fundamentais para um bom equilíbrio mental. Acesse essa página para saber mais...

  2. Alimentação: quem nunca ouviu aquela expressão "somos o que comemos", de um modo generalista é de fato uma verdade, nosso corpo precisa de nutrientes para manter sua funcionalidade, no entanto, observar e manter alimentação voltada para a saúde, pode desempenhar um resultado positivo.

  3. Qualidade do sono: pergunte-se quando foi a última vez que acordou disposto? Se sua resposta a essa pergunta for não, é um indicativo que sua qualidade do sono durante a noite não está sendo boa. Uma noite bem dormida, é esperado que acorde com disposição para iniciar um novo dia. E isso está diretamente ligado a como ira se sentir durante o dia, pois a noite o nosso organismo busca se regular, liberando componentes para "recarregar a bateria" para o dia seguinte.

  4. Hobbies: propiciar momentos de lazer, como: leitura, assistir serie favorita, ouvir música, praticar a solitude, praticar esporte, dentre outros. Aqui tais hobbies são subjetivos, pois e preciso gostar de praticar essas atividades. Ou seja, eles podem variar de acordo com o indivíduo. No entanto, podem gerar sensação de aliviou e tranquilidade, considerando o estresse gerado por outras atividades.

  5. Cérebro: se exponha a luz pela manhã e reduza durante a noite. Isso ajuda a indicar o ciclo noturno e diurno, desempenhando um gama de fatores para tanto iniciar o dia, como encerrá-lo.

  6. Relacionamentos: normalmente em nossa rotina lidamos com situações difíceis e angustiantes, assim como

    também, com situações leves e fáceis, no entanto, manter uma boa relação social é fundamental para uma boa saúde mental. Mantenha vínculos com pessoas com mesmo objetivo, assim evitará desgaste desnecessário.

  7. Psicoterapia: pode parecer muito obvio esse hábito, no entanto, e bem comum as pessoas procurarem por meio de sofrimento ou dificuldade. Diferente do que se pensam, a psicoterapia pode atuar de forma preventiva, em que pode reduzir de consideravelmente o surgimento do transtorno mental que o indivíduo possa ter predisposição. Por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de estratégias para lidar com as mais diversas situações.

Observar nossos hábitos pode ser uma maneira mais leve de encarrar a vida. Considerando nossos objetivos, assim como aprendemos a cria-los, podemos de certo modo, mudá-los, visando nosso bem-estar. Logo, é preciso ter consciência destes hábitos saudáveis e se perguntar até que ponto estaria disposto a ir. Pois ele será o combustível para a motivação e assim resultar na mudança. Assim como criou hábitos não saudáveis, de modo consistente e aos poucos, troque pelos saudáveis.

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”
Peter F. Drucker

Referências:

Alcântara, Vírnia Ponte, Vieira, Camilla Araújo Lopes e Alves, Samara Vasconcelos. Perspectivas acerca do conceito de saúde mental: análise das produções científicas brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 27, n. 01 [Acessado 27 Janeiro 2025] , pp. 351-361. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.22562019>. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.22562019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Politica Nacional de Promoção de Saúde. 3. ed. Brasilia: Secretária Executiva, 2006. 60 p.

Ministério da Saúde. Saúde mental. Disponível em: Saúde Mental — Ministério da Saúde (www.gov.br). Acesso em: 27 jan. 2025.

OLIVEIRA, E. N. et al. Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental. São Paulo: Saúde Coletiva, v. 8, n. 50, pp. 126-130, Editorial Bolina, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/842/84217984006.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.

Universidade Federal de Lavras. Boas Práticas em Saúde Mental. MG: Lavras, 2021. Disponível em: CartilhaSaudeMentalUFLA.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 5 passos para uma melhor qualidade de vida: uma meta ao seu alcance. (Folder impresso). Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.