two men running at park

O exercício fisico e suas contribuições

A que ponto estamos dispostos a entregar o movimento em prol da saúde mental?

two men running at park
two men running at park

Exercício físico

O movimento que transformar o cérebro e sua saúde mental.

REGULAÇÃO EMOCIONAL

Martinho M. M. Neto

1/27/20252 min ler

two men running at park

O fato de que os exercícios físicos possuem benéficos, ja é conhecido pela grande maioria das pessoas. Os benefícios são inúmeros. No entanto, tal prática ainda e deixada de lado por alguns e mantidos por outros.

Por meio da musculação e da corrida/caminhada (praticas mais comum) desempenham um papel fundamental na vida das pessoas, porem destaco nesse artigo o "Exercício fisico" como algo a cerca do movimento. Tendo em mente, que não somente as praticas citadas fazem parte do mesmo, como outras menos comuns, como: Yoga, Pilates, Andar de Skate e bicicleta, dentre outros. O simples fato de caminhar até o supermercado e procurar um produto requer do corpo um movimento, e é esse aspecto que estamos abordando.

Com a praticidade dos tempos atuais, deixamos de nos movimentar com frequência, se quisermos comer algo, existe a possibilidade de pedir pelo aplicativo e receber em casa. E é claro que essa possibilidade e bem vista por muitos, principalmente quando estamos em casa e de certa forma, cansado. No entanto, ao criarmos esses hábitos (verifique aqui o artigo sobre os hábitos), consideramos essa possibilidade nesse sentido, mas também, em outras áreas de nossas vidas, e assim, deixamos de nos movimentar resultando no sedentarismo.

O sedentarismo pode contribuir para as doenças físicas, como a hipertensão arterial, ganho de peso, dores localizadas, diabetes e aumento do colesterol, dentre outros. Por outro lado quanto aos aspectos mentais, trazem prejuízos emocionais como: ansiedade, estresse, deficiência cognitiva (alterações na memória, concentração e raciocínio), causando muitas vezes comorbidades (depressão, fadiga, apatia, e falta de autoestima) devido a presença desses aspectos.

A Organização mundial de saúde (OMS) relata que o sedentarismo tem crescido de forma preocupante no mundo todo e sem duvidas possui fortes relações com números de mortes, contribuindo em cerca de dois milhões casos por ano, se tornando um grande problema de saúde pública. Os estudos indicam que pessoas ativas possuem menores riscos de desenvolverem desordem mentais, quando comparado com pessoas sedentárias.

Ao se movimentar o corpo aumentar a liberação de neurotransmissores que atuam diretamente na cognição, como também, aumento na densidade vascular cerebral, gerando desempenho e diminuindo as chances de doenças causadas por falta de disponibilidade de sangue no cérebro. O que pode indicar a necessidade de marte-se ativo muito além da estética e lazer, atuando como um fator de prevenção não somente para a saúde física, mais também, para a saude mental, acarretando em uma melhora significativa na qualidade de vida.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Politica Nacional de Promoção de Saúde. 3. ed. Brasilia: Secretária Executiva, 2006. 60 p.

OLIVEIRA, E. N. et al. Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental. São Paulo: Saúde Coletiva, v. 8, n. 50, pp. 126-130, Editorial Bolina, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/842/84217984006.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.

Universidade Federal de Lavras. Boas Práticas em Saúde Mental. MG: Lavras, 2021. Disponível em: CartilhaSaudeMentalUFLA.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 5 passos para uma melhor qualidade de vida: uma meta ao seu alcance. (Folder impresso). Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.